Powered By Blogger

domingo, 25 de março de 2012

UMA EDUCAÇÃO DE FAZER INVEJA:FINLÂNDIA



  

O ensino de qualidade na Finlândia é para todos.

1. Gasto público em educação: a Finlândia é um dos países que mais investem em educação em relação ao PIB (6,1%). No Brasil, são 3,9% do PIB. O fato de a Finlândia ser a nação com menor índice de corrupção do mundo faz com que o aproveitamento do dinheiro seja ainda maior.

2. A exigência com os professores é alta e a carreira, concorrida. O vestibular para ser professor é um dos mais disputados do país. Apenas 10% dos candidatos são aprovados. Exceto na pré-escola, o mestrado é pré-requisito para lecionar.

3. Ênfase nos professores: o mestrado é pré-requisito para um professor ser contratado na Finlândia (100% dos professores têm). No Brasil, basta ter o diploma de nível superior, que se tornou o obrigatório no ano passado (2% têm mestrado).

4. A mesma qualidade para todos. A discrepância no desempenho entre as escolas do país é a menor do mundo. O governo mantém um sistema sigiloso de avaliação das escolas (99% são públicas) e os diretores são informados sobre o desempenho delas. 

5. Os piores alunos não são deixados para trás. Dois em cada dez estudantes recebem aulas de reforço. Por causa disso, os índices de repetência são baixíssimos
Em 1996 o governo pôs em marcha um programa baseado em dois pilares: formação dos professores e estímulo das línguas estrangeiras nos currículos escolares. Os alunos finlandeses podem chegar a estudar quatro línguas. Outro motivo de sucesso da alta qualidade da educação finlandesa se deve à forte participação dos pais no sistema escolar. Lá, ninguém repete o ano. Mais. Quando algum estudante apresenta algum tipo de problema, este é tratado com os outros professores, os pais, o director da escola e um psicólogo. Neste país os professores são a peça central do sistema educativo, sendo profissionais muito bem pagos, motivados e com excelente formação. 

ENQUANTO OS NOSSOS GOVERNANTES ACHAREM QUE A EDUCAÇÃO TEM O PROPÓSITO DE RECRIMINA LOS PODE TER CERTEZA QUE ESSE PAIS SEMPRE ESTARÁ ATRASADO,POIS ENQUANTO A CORRUPÇÃO PAIRAR POR CONTA DOS IRRESPONSAVEIS NADA IRÁ MUDAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário